OS NOMES FEIOS DA PRESIDENTE







Feia, gorda, sapata, vaca velha. Quantos outros nomes feios foram atirados contra a presidente? Vagabunda, ladra, corrupta. Quantas imagens foram criadas sobre ela? Fraca, incapaz, incompetente, terrorista, comunista, ateia. Tudo começou naquela tarde de abertura da Copa do mundo: “Ei, Dilma, vai tomar no cu”, bradaram os brasileiros que sonham em estudar em Harvard e pagaram altas tarifas pelos ingressos da partida. Não bastaram as vaias. Foi preciso o palavrão, o xingamento, a vulgaridade. Depois disso vieram os adesivos de carro: Dilma de perna aberta sendo estuprada por uma bomba de gasolina. Uma imbecilidade que beira o distúrbio contaminou muita gente e chegou com êxito impressionante à Câmara dos Deputados naquela tarde em que o “coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff” foi lembrado, enquanto deputados atuavam como palhaços da pátria, deixando aparecer suas vergonhas mais infames. Alguém já disse que Dilma sofreu o maior bullying da história. É verdade. Ela foi insultada como ninguém na política brasileira. Contra ela sobraram as grosserias tupiniquins, proclamadas em bom som, indiferentes aos ouvidos das crianças na sala, a quem ensinamos que podemos não gostar de alguém, desaprovar suas atitudes, discordar de seus encaminhamentos, mas nunca podemos desrespeitá-lo e agredi-lo pessoalmente.
Contra a presidente, a boa educação morreu. Mas o que se disse contra ela é apenas o sintoma de algo muito mais grave. Os impropérios que lhe foram dirigidos logo se espalharam como faísca em pólvora seca. Há quem reivindique o direito ao insulto e ao desaforo. Qualquer um que se dê o trabalho de ler comentários nas redes sociais ou nas notícias de jornais on-line, haverá de concordar que a insolência atinge índices alarmantes. O assunto virou até livro: o jornalista Leonardo Sakamoto acaba de publicar o recomendadíssimo “O que aprendi sendo xingado na internet”.
O que está em pauta é a urgência dos bons modos, da gentileza e da cortesia, que formam parte essencial da chamada “civilidade”, que é o lubrificante mais eficaz da vida social. O seu contrário é selva, vandalismo e ruína cultural. Há de se desejar a polidez como arma contra a desordem civilizacional, a fineza contra o nome feio, a elegância contra o destempero, a educação contra a barbárie. Não temos alternativa. Segurar uma porta para o próximo passante, pedir desculpas e dizer obrigado, não abrir uma embalagem no supermercado e deixar o próprio lixo no lugar adequado, não furar a fila e ceder o banco do ônibus para um idoso, não são frescura e maricagem, são regras de convivência que tornam possível a vida em comum. Isso inclui evitar a descompostura das palavras ofensivas contra quem quer que seja, inclusive contra o chefe máximo do país, qualquer que seja o seu partido e as suas opções políticas. Contra elas a etiqueta e os costumes inventaram, ao longo dos tempos, muitas regras cada vez mais oportunas e fundamentais. Praguejar e desmoralizar uma pessoa só comprova a vileza e a mediocridade de quem ainda não aprendeu essas regras básicas de educação.
Fiquei pensando novamente sobre esse assunto quando vi, nos últimos dias, o rosto de Dilma em vários eventos e entrevistas Brasil afora. Nenhum daqueles xingamentos fez dela uma vítima chorosa. Ela não padeceu sob consternações e desconsolos como muitos talvez esperassem. Ao que parece, o lema da sua campanha nunca fez tanto sentido: Dilma, o “coração valente” transformou a sua suspensão da presidência em uma forma de reafirmação de seu perfil pessoal e político. Dilma faz agora o que fez na década de 1970, aquela estudante que foi torturada sobre um pau-de-arara, apanhou com palmatória, levou choques e socos, por ter preferido a democracia. Dilma faz, agora, o que devia ter feito mais durante os últimos anos: viaja o país, articula a chamada esquerda, unifica bandeiras, encontra-se com sem-terra, mulheres, intelectuais e artistas com invejável desembaraço. Dilma canta com os pobres, Dilma recebe flores, Dilma se emociona, Dilma é abraçada, Dilma agita as bases sociais, Dilma fala com a eloquência que nasce do testemunho, das coisas que parecem mais evidentes do que nunca. Sua avaliação, segundo as pesquisas, melhorou. Aparentemente a estratégia está dando certo. Dilma se restabelece no que a política tem de melhor: quando ela não depende de cargos, concessões e intentonas, mas se efetiva como poder de articulação em vista do bem comum. Essa é a política que, em qualquer circunstância, ela nunca deveria renunciar.
            Tendo virado uma alcunha problemática e polemizada em cada esquina, Dilma digere os nomes feios que lhe são lançados e, sorrindo, recebe flores. Ao que parece, ainda há tempo para a cortesia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA A MEU IRMÃO, COM SAUDADES

A BONECA SEXUAL DE DESCARTES (E A CRISE BRASILEIRA)

UM ELOGIO À CALVÍCIE